quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Como Zelaya voltou? Hugo Chaves explica



Segundo líder venezuelano, "plano secreto" possibilitou a volta de Manuel Zelaya a Honduras na última segunda-feira

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, revelou nesta quarta-feira (23) a existência de um "plano secreto" para possibilitar o retorno a Honduras de Manuel Zelaya, deposto e expulso do país em 28 de junho por um golpe de Estado.

Chávez disse que “sabia de tudo” sobre a volta de Zelaya e afirmou ter ajudado a "despistar" as autoridades sobre o paradeiro do presidente, enquanto o hondurenho realizava a viagem de retorno à capital, Tegucigalpa. "Foi uma operação secreta, foi uma grande operação de dissimulação", garantiu.

A afirmação de Chávez foi feita a jornalistas em Nova York, durante o ato de apresentação do documentário do diretor estadunidense Oliver Stone, "South of de Border", filme do qual o venezuelano é protagonista.

De acordo com Chávez, Zelaya anunciou que participaria da abertura da 64ª Assembleia Geral das Nações Unidas para confundir seus opositores sobre seu paradeiro. Para ajudá-lo, Chávez disse ter telefonado para o hondurenho em um telefone que estaria grampeado. "Eu liguei, como sei que estão nos gravando por satélite [as ligações], e disse: Zelaya, nos vemos em Nova York", afirmou Chávez.

"Zelaya decolou em um aviãozinho e aterrisou em uma cidade", para uma parada técnica, continuou o venezuelano. Em seguida, "o avião decolou, mas sem o Zelaya e aqui [em Nova York] estavam esperando por ele", relatou o venezuelano.

Acompanhado do presidente da Bolívia, Evo Morales, e de Oliver Stone, Chávez declarou em seguida que Zelaya teria contado com a ajuda de "alguns militares" hondurenhos durante o trajeto.

Zelaya teria aterrissado no aeroporto internacional perto da capital salvadorenha, San Salvador, de acordo com informações de meios locais. O presidente de El Salvador, Maurício Funes, disse que Zelaya "não fez qualquer pedido através dos canais formais" para entrar no país e afirmou ignorar como se deu a entrada de Zelaya. Segundo a rede BBC Brasil, uma fonte da chancelaria venezuelana confirmou que o presidente deposto foi transportado por um avião venezuelano.

De El Salvador, segundo Chávez, Zelaya teria entrado em Honduras "por terra" dentro do porta-malas de um carro, acompanhado por outros três homens. O presidente venezuelano também relatou que monitorou a entrada de Zelaya em Honduras por meio de um telefone de satélite.

O líder venezuelano assegurou ainda que foi Zelaya que projetou o plano para seu retorno a Tegucigalpa, onde se refugiou na embaixada brasileira. "É um vaqueiro, tipo Pancho Villa, valente. Me disse: se morro, morro, mas eu vou entrar em Tegucigalpa e ali está", contou Chávez.

fonte:www.brasildefato.com.br

Um comentário:

Critica Geral BR disse...

Um dos motivos que eu nunca votaria no Lula seria pela possibilidade de ele se manipulado, mas nunca imaginei que ele seria manipulado por um extrangeiro, Manuel Zelaya foi levado para Honduras em uma avião da Venezuela, porque ele nao foi para embaixada da Venezuela? Hugo Chaves encontrou de enrolar o Lula e colocar-lo no centro da confusão.
Por seu lado o governdo Lula tem uma pessima politica externa e perdeu a oportunidade de manter o Brasil neutro e eventualmente ser conciliador da crise, ganhando assim mais crédito internacional, e o Brasil sendo visto como trapalhão e incapaz de resolver o problema do seu hospede, perde força internacional e o Hugo Chaves cresce, pos com certeza ele quer ser "presidente" da america do sul. Temo muito também que o Lula resolva dar uma de Hugo Chaves e queira se candidatar nas próximas eleições, mesmo que tenha que mudar a constituição.