segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Brasil imperialista

Estava em um consultório médico um dia desses, e lá tinha uma revista que tinha como matéria de capa uma certa "moleza" que o Brasil estava dando aos nossos vizinhos Bolívia, Paraguai e Equador. A reportagem dizia que o governo brasileiro estava sendo frouxo com atitudes recentemente tomadas pelos governos daqueles países. Primeiramente, criticava o fato do governo equatoriano que em recente episódio, confiscou os bens naquele país da construtora brasileira Odebrecht, além de mandar prender quatro de seus principais funcionários naquele país, fato que deu muita mídia no Brasil nos últimos dias. No caso do Paraguai,o grande problema é a questão da energia gerada pela hidroelétrica de Itaipu, além de conflitos de terras (que também é o caso da Bolívia ) com proprietários brasileiros.
Refletindo esses tópicos da revista, me senti muito mal como brasileiro,pois quase todos os habitantes desse planeta terra (menos alguns americanos) criticam a atuação imperialista americana em todo o mundo,tanto militar como econômico, e isso a revista pedia ao governo brasileiro,ser imperialista.É isso que devemos fazer?? atacar nossos vizinhos para garantir nossos interesses nacionais, ou seja, os interesses de alguns empresários brasileiros que ocupam o mesmo nível de exploração das reservas desses países como os grandes imperialistas?
Vamos aos fatos:
1) No caso do Paraguai,o país possui uma parceria com o Brasil na hidroelétrica de Itaipu, que fica construída no rio Paraná, mais precisamente na cidade brasileira de Foz do Iguaçu no Brasil e Ciudad del Este no lado paraguaio.A grande Itaipu,a maior usina hidroelétrica do mundo fornece energia para o Paraguai e todo o Sul /Sudeste brasileiro, ou seja é fundamental para o parque industrial brasileiro. O Brasil,consome sua parcela 50% e importa do Paraguai 45% e paga preço de custo não de mercado!!!!.Ou seja a parte paraguaia é comprada pelo Brasil a preço de custo e não de mercado e isso é ótimo para o Brasil e pro Paraguai mina sua chances de desenvolvimento, tanto é ,que a própria Argentina oferece ao Paraguai a compra dessa energia e claro ,a preço de mercado. Dentro do estado paraguaio, existe grandes fazendas de agricultores brasileiros que cultivam a terra,degradam o meio ambiente e revertem os ganhos para o Brasil,desenvolvimento para o Paraguai,riqueza ao povo paraguaio nada.Deles,só a exploração da mão -de -obra e dos recursos.
2)A Bolívia além tem 40% da produção agrícola de exportação nas mãos de brasileiros,ou seja,de cada 10 propriedades de terras daquele país,quatro são brasileiros. Quem ganha com isso os bolivianos??? Está errado o governo boliviano proteger sua população rural desse quadro terrível ? Assim dessa forma você acredita que existirá desenvolvimento naquele país?
3) Parabéns ao governo do presidente Rafael Correa do Equador. Deu uma lição de justiça em nos brasileiros. A construtora Odebrecht foi contratada para realizar a construção de uma hidroelétrica naquele país. A tal usina está pronta e não funciona a quatro meses.O lago da usina,passa por uma área vulcânica e o tal vulcão entrou em erupção e os resíduos da erupção "entope" as turbinas não deixando-as funcionar corretamente.Resultado,o governo do Equador não quer e não vai pagar a conta.sequestrou bens e mandou prender os responsáveis pela obra.Muito bem!!!! Aprende governo do Brasil!!! Aqui,faz quantos anos que caiu o edifício Palace no Rio de Janeiro?? Até hoje tem famílias no total prejuizo e o máximo que os responsáveis sofreram como pena foi alguns depoimentos depois, o povo esqueceu e tudo bem.Lá não a odebrecht não vai passar impune!!!
Agora amigo leitor,responda intimamente; os fatos acima não são revoltantes?? Dá para tirar o direito desses países nas questões acima relacionadas?? Sou a favor da solidariedade universal,não importando a nacionalidade,acredito que aonde se tenha desigualdade e ,onde o capital se sobrepõe ao valor humano, não é possível qualidade de vida e justiça social. Não sou imperialista, meu país não tem uma política imperialista agressiva e assim que tem que ser. O estado brasileiro não pode com toda seus problemas sociais internos compactuar com empresários brasileiros que sempre enriqueceram as custas do trabalho e do sangue de nossos irmãos latino americanos.

Geliane Gonzaga
secretário de organização PCB-Franca

Nenhum comentário: