quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Nossa Caixa vendida



São Paulo é a locomotiva do Brasil!!! Essa frase,sempre é ouvida quando se fala sobre o Estado de São Paulo.Isso não é por acaso , já que esse estado é o mais populoso, industrial e rico do país, sendo que é responsável pela maior parte do PIB produzido no país.Isso se deve principalmente lá no passado, quando os cafeicultores paulistas após a crise de 1929 retiraram seu capital das fazendas e transferiram para um parque industrial ainda em gestação no Brasil, de lá para cá, São Paulo se tornou o centro financeiro e industrial do país, e as demais regiões,periféricas, criando uma relação centro- periferia, ou seja, do eixo Rio -São Paulo saia produtos industrializados, agregados de valores para as outras regiões , e recebia matéria prima bruta para sofrer processo de industrialização, e isso, só veio a contribuir ainda mais com o crescimento do estado tornando-se a "locomotiva do Brasil". Certa vez estava eu fazendo compras em São Paulo, quando resolvi dar uma volta na região próximo a igreja da Sé em São Paulo,nunca tinha "passeado" por aquela região com um olhar mais socialmente observador, e o passeio que era para durar alguns minutos demorou horas quando observei assustado como ali, na região da Bolsa de Valores, do edifício do Banespa (símbolo de SP) retratava vários Brasis. Eu sempre percebi com espanto que tão próximo e tão longe são as realidades brasileiras .Dos grandes prédios, muitos sedes de bancos (agência matriz) e outras empresas, acima do terceiro quarto andar é outro Brasil, um Brasil que utiliza de helicóptero como meio de transporte enquanto na calçada onde estava e analisava a paisagem camelôs brigam por centavos ou alguns poucos reais da venda de suas bugigangas. Como diferente é o Brasil, tão perto, apenas alguns andares, e gera uma diferença tão grande que nem parece estarmos no mesmo país.
Essa diferença também é notada quando se vê em São Paulo todo seu desenvolvimento tecnológico na área da saúde, pesquisa e outros, com tantos aviões, helicópteros particulares, e no Norte do país ainda com trabalho escravo....Nem parece o mesmo país não é??
Essa reflexão e comentário acima , eu acho necessário para entender o rumo que o estado está tomando. São Paulo hoje me deixa triste e preocupado com sua situação da administração pública. Esse "país" chamado São Paulo, em alguns pontos tão diferente do resto do Brasil vem sendo muito mal tratado nos últimos anos pelo PSDB , representado no momento pelo Sr.José Serra. A dias atrás estávamos enfrentando uma greve da polícia civil, pouco antes dos professores.A reclamação do funcionalismo público é geral em todos os setores. Professores não tem aumento salarial a tempos; a educação está a beira da falência com a tal progressão continuada que "empurra" o aluno sem nenhum conhecimento,alias,esta entre as piores do país; a polícia civil tem o triste título de pior remuneração do Brasil; e por ai vai. Mas agora foi a gota d'água. Como se não bastasse o PSDB acabar com o Banespa ao vende-lo para iniciativa privada de capital espanhol, uma instituição antiga de credibilidade, agora também vendeu a Nossa Caixa para o Banco do Brasil !!! Graças a Deus que não vendeu a Nossa Caixa para outra instituição de capital estrangeiro. Agora a pergunta que não deixa-me colocar a cabeça no travesseiro e dormir: Onde está o dinheiro da venda desses bancos, que ,como citado acima não foi e não é revertido para o bem público.Parabéns Sr.José Serra, parabéns PSDB vocês conseguiram desfalcar o estado de São Paulo de seu sistema bancário, agora ,preparem-se funcionários da Nossa Caixa, alguém duvida que não vai sobrar para os bancários??

Geliane Gonzaga
secretário de organização PCB-Franca

Nenhum comentário: