domingo, 8 de junho de 2008

EM BUSCA DA CRIMINALIDADE "IMPORTADA"

Em busca da criminalidade "importada"

Em um regime dito demogrático, pelo menos em tese,os cidadãos tem o livre direito a expressão cultural,religiosa e polÍtica,podendo através de seu trabalho adquirir uma melhor condição econômica e social,tendo desta forma,uma melhor qualidade de vida,apesar que na prática,essa teoria é bem diferente,porque nem sempre as sociedades estabelecidas criam essas condições de igualdade para todosos cidadãos.A representação política,é escolhida através do voto,momento esse,o da votação,o único em toda a nossa vida que não diferencia as desigualdades sociais,já que as condiçoes de voto (urna, local de votaçao etc),são iguais para todos relacionados naquela seção.Nem na hora da morte,é tão igual,por que o tratamento médico é diferenciado do pobre e rico,SUS e particular,mesmo que a nossa constituição afirme que todos tem os mesmos direitos a um serviço de qualidade e nem sempre acontece.
Pesquisas apontam,que os índices de criminalidade estão diretamente ligados as questões sociais,e em Franca,não poderia ser diferente.O problema,é que a nossa cidade,ainda não apresenta criminosos ditos "grandes";nossa população carcerária, não apresenta em sua grande maioria criminosos poderosos com grande poder de articulação estadual e nacional.Ela é composta principalmente de traficantes,arrombadores,
homicídas e outros criminosos que geralmente agiram em Franca e região.Aqui,não temos bandidos conhecidos nacionalmente por sua periculosidade ou grau de organização. Quem se lembra de um sequestro em Franca?.Quantos roubos a bancos temos no ano?Vemos resgates de presos? Grupos de extermínio?. Sequestros ? Já em Campinas Ribeirão Preto e outras cidade do estado,isso já é rotina. Talves a vocação de cidade industrial,nos coloca com menores problemas sociais do que as cidades vizinhas.Mesmo com a indústria calçadista em crise,ainda sim ,mantém uma faixa de renda familiar melhor do que outras cidades que tem outras econômias voltadas para outros setores.
Por todos esses aspéctos e muitos outros mais que caberia a uma reflexão ampliada,nossa cidade esta fora de uma rota de criminalidade "importada" de outras cidades e a construção do cadeião,que vai trazer detentos de maior "importancia "no mundo do crime para nossa cidade,colocara Franca em uma condição ruim em termos de segurança,por que,a polícia em Franca não vai enfrentar mais revólver 38 como hoje,e sim sub-metralhadora nas mãos de bandidos atraidos por seus chefes detidos aqui.Mesmo que o projeto não seje esse,na pratica vai acontecer.As delegacias,não são adequadas para presos cumprirem pena,e na pratica o fazem.Os CPDs como o nosso em Franca,na pratica tornará presidio de segurança máxima,e bem requisitado para grandes criminosos já que sua localização geografica esta fora do habitual ,ao contrário da penitenciaria de Mirandópolis,
cidade pequena perto de Pres. Prudente e conhecida em todo Brasil pelo presídio que a cidade abriga.
A realidade carcerária do Brasil,é de um total domínio da corrupção, onde os detentos se articulam com celulares,organizam crimes,traficam drogas ,e a falta de vagas é gritante.Alguém tem dúvida que se no futuro acontecer uma grande rebelião em São Paulo por exemplo,seus lideres serão transferidos, e que Franca é candidata a recebe-los?.
A administração penitenciária é estadual,e o poder municipal nada poderá fazer para impedir tal transferência.
Queremos isso para Franca? okAlias,como dito acima, na demogracia escolhemos quem nos representa politicamente;e eles,escolheram o presidio.Agora é lembrar disso e na próxima eleição,quando for nossa vez,mudarmos nossa escolha.

Nenhum comentário: