sexta-feira, 20 de maio de 2011

Pequena reflexão sobre mídia, cultura e alienação

Geliane Gonzaga

Durante a Idade Média, a informação era exclusiva ao clero e da nobreza. Com o surgimento do capitalismo e sua constante necessidade de ocupar mercados e territórios para exploração, levou a transformação da cultura e posteriormente da mídia em mera mercadoria, atendendo a lógica do capital. A indústria cultural segue a transformação e a padronização da cultura no mesmo ritmo que acontece a padronização das linhas de produção. Os Programas de TV, rádio, jornal e revista, confere a tudo um ar de semelhança. Os padrões culturais novos reforça, o individualismo e o consumo como sendo condição fundamental para ser feliz. A dupla mídia/ capitalismo cria novas necessidades aos seres humanos. Um exemplo claro é o celular. O Homem após a década de 90 passou a ter o celular como um aparato fundamental na sua vida, uma necessidade tão fundamental em seu cotidiano como um sapato, uma calça entre outros, ou seja primeiro criou-se o aparelho depois a necessidade humana de possui-lo. O homem antes do capitalismo com sua necessidade de transporte criou a roda, note a diferença, a necessidade fez surgir a roda, e o celular dado como exemplo, surgiu antes, e a necessidade criou-se depois. E assim é com vários produtos que circundam nossa vida na atualidade. O homem chega ao absurdo do individualismo que sacrifica sua vida, perde momentos de convivência com sua família e muitas vezes prejudica até mesmo sua saúde na busca de comprar o que não precisa, com dinheiro que não possui, em busca de mero reconhecimento social ou necessidade de “entrar” na moda, nos padrões que os outros consideram ideal, não ele, que em muitas vezes não faz esse tipo de reflexão sobre si mesmo.
A TV, a mídia que mais “ensina” a massa com sua produção cultural, possui programas e conteúdos que tende a levar a alienação¹ . Nada é feito no sentido de provocar a reflexão, ou o pensamento crítico. As notícias e a programação permitem poucas interpretações, e que direcionam a posição da massa telespectadora segundo seus interesses. Cria-se deuses e demônios sem que o debate seja amplo em vários aspectos da vida social. A indústria cultural a serviço do capital também produz os representantes políticos defensores dessa classe, aliado a alienação dos trabalhadores só eleva a condição de perpetuação da exclusão social da maioria da população.

¹ Alienação: Processo no qual o indivíduo é levado a não meditar sobre si mesmo e sobre a totalidade do meio que o circunda transformando- se em um simples produto do sistema que o envolve.

Nenhum comentário: