terça-feira, 9 de setembro de 2008

Quarta frota americana -Parte II





Quando o governo dos Estados Unidos anunciou a reativação da chamada “IV Frota Naval”, muitos governos latino-americanos manifestaram sua preocupação, uma vez que a referida frota percorrerá mares próximos aos litorais de diversos países latinos.
Informações divulgadas pela agência internacional AFP e repercutidas pelo diário paraguaio La Nación noticiaram as manifestações de preocupação por parte do presidente brasileiro, Luiz Inácio “Lula” da Silva em relação aos trabalhos da IV Frota que, segundo o presidente, “vai ir exatamente onde nós acabamos de descobrir petróleo”.
“Quando os Estados Unidos afirmam que a IV Frota é para ajuda sanitária, não entendo para que se nós não estamos pedindo que nos ajudem na saúde”, expressou Lula. O presidente defendeu a modernização das Forças Armadas dos países sul-americanos, exemplificando que, durante muito tempo, as preocupações com a defesa ficaram em segundo plano na região.
“A Argentina já teve uma indústria de defesa muito melhor que a de hoje, e precisa recuperar isso. Afinal, compramos material russo ou de outros lugares. Compremos o nosso! Por isso creio que o Conselho de Defesa (Sul-Americano) é extremamente importante.”
Enquanto o Conselho de Defesa não torna-se uma realidade para a região, o governo brasileiro elaborou um Plano de Defesa com o objetivo de modernizar a indústria bélica nacional. Também uma aliança com a França busca prover cooperação estratégica no âmbito militar.
A idéia é que os investimentos militares brasileiros subam dos atuais 1,5% em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) para 2,5% para 2010, o que representaria, assumindo o PIB brasileiro estimado para 2008 (US$ 1,4 trilhão), cerca de US$ 36 bilhões.
Estilo Chávez
Enquanto o Brasil questiona a presença da IV Frota nos mares do sul e busca acordos no sentido de modernizar suas Forças Armadas, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, que desde que assumiu o Governo tem feito crescentes investimentos nas Forças Armadas venezuelanas, anunciou outra medida em clara resposta à reativação da IV Frota.
Em seu programa dominical, “Aló Presidente”, Chávez anunciou a visita da Frota Naval Russa aos mares da Venezuela, com data marcada para o final de novembro ou início de dezembro.
De acordo com o ABC Color, Chávez afirmou também que poderão ocorrer manobras conjuntas com a marinha venezuelana. “Quando venha a frota russa, no final de novembro ou início de dezembro, estamos preparando-nos para recebê-los e, se pudermos, para fazer algumas manobras conjuntas”, declarou Chávez.

FONTE: www.sopabrasiguaia.blogspot.com

Nenhum comentário: