segunda-feira, 9 de junho de 2008

Assim caminha a humanidade

ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE

Na realidade de hoje,é muito preocupante o rumo que a sociedade esta tomando.Não e novidade para ninguém que a atual situação econômica e social em que estamos passando,cresce de forma geométricamente as desigualdades sociais.
Quase não existe mais a chamada classe média,e hoje, presenciamos uma classe elitizada com grandes condições financeiras (que crescem a cada dia mais)que são os grandes empresários,e uma crescente classe de desprovidos que só fazem sonhar e esperar dias melhores;permanecem totalmente alienados aos interesses das grandes corporações,principalmente americanas.
Os governos de forma geral,iniciaram a politica do neo-liberalismo,que consiste na saída do estado de setores estratégicos como energia telemunicações, previdenciário,e de saúde.Acreditam que o setor privado,através de concorrência normal do capitalismo gera melhores condições de vida para a população,serviços com mais excelência,e preços mais justos, assim, de certa forma exclui as populações mais carentes desse tipo de serviço privado inacessivél a maior parte da população.A econômia,apresenta numeros de crescimento ano a ano,mas uma dúvida persiste; Cresce para quem? para você amigo leitor? para seus pais? aposentados? Nós,simples trabalhadores usufruimos desse crescimento ou a cada dia mais falta salário e sobra mês?
Voltaremos um pouco ao passado .A alguns anos, existia em São Bernado um sindicato muito forte,que paralizava as produções de empresas tipo Volkswagem e Ford.As greves tinham tanta força que as empresas se viam obrigadas a ceder, e dar aos funcionários uma melhor condição de trabalho e melhores salários.O propio LULA,saiu dessa região,nesta época.Hoje,a situação é grave ;se um empregado não estiver contente,tem cinco querendo sua vaga.Em Franca, situação semelhante acontecia e hoje,o sapateiro sabe que o dono da fábrica tambêm esta em dificuldade,que os pedidos diminuiram e as margens de lucro cairam.O pior de tudo,é que os trabalhadores perderam o poder de "barganha"(sua força de trabalho,mão-de obra) contra o sistema capitalista.A situação esta crítica para todo mundo; È só observar as antigas industrias; quantas fecharam as portas por todo o país.Por outro lado,a economia cresce.
Sinístro não?
É simples,se observármos amigo leitor,de onde vem o capital ou seja, o dinheiro dos produtos e serviços que utilizamos.(veiculos,tv.som,carro,telecomunicações, bancos),voce verá que o crescimento está em grande parte para empresas transnacionais,enquanto a população esta cada vez mais sem opção de trabalho e meios com que se defender.Isso chega a tal ponto que hoje, as 200 maiores empresas mundiais,tem seu Pib e a (soma das riquesas) maior que os 170 países mais pobres do mundo,ou que a rede wallmart tem seu faturamento maior que o PIB da Venezuela, país membro da poderosa OPEP (Organização dos Países Produtores de Petróleo).
Percebe agora o ciclo de escravidão financeira que entramos.O problema não é só a corrupcão,é muito maior,e pior;aquela vontade de mudar as coisas que existia nos anos 60/70/80 acabou.Fomos seduzidos pelo gosto de consumir celulares roupas de marca veiculos etc; aqueles idealistas,
deixaram a luta de lado,as moças,viraram pacatas donas de casa procupadas com a novela da TV,
os moços, jogaram fora o antigo poster de Gue Guevara e se tornaram preocupados apenas com si própio, em arrumar um emprego e subir na vida.Nossa preocupação social acabou,é a era do EU e não NÓS.
Nossa visão de futuro se limita no máximo no proximo ano.Será que com essa mudança de comportamento social e político progredimos ou regredimos .Essa questão,deixo para você refletir.

Nenhum comentário: